Idanha-a-Velha: Reconstrução da Memória






Idanha-a-Velha: Reconstrução da Memória
22 de abril, 10h30 às 18.00 horas
A próxima visita do programa “Percursos pela Arquitetura Contemporânea”, decorrerá a 8 de abril e terá como destino Idanha-a-Velha, cidade romana que se localizava à ilharga da via romana entre Mérida e Braga. Esta visita terá o acompanhamento dos arquitetos Alexandre Alves Costa e Sérgio Fernandez, autores das intervenções a visitar.
Com esta visita pretende-se não só entender e visitar os espaços e vestígios históricos e arqueológicos, mas também, os processos e conceitos que fundamentam a intervenção contemporânea. A Basílica, o Lagar de Azeite e o Arquivo Epigráfico, a Muralha, os Palheiros de S. Dâmaso, a Praça do Espírito Santo e a Casa Alves Costa, construções que foram intervencionadas entre 1994 e 2010 pelo Atelier 15 (arquitetos Alexandre Alves Costa e Sérgio Fernandez), são espaços que não deixam de nos questionar sobre o significado do património e sobre o seu papel na construção da nossa cultura e identidade. O participante terá oportunidade de compreender a complexidade que está subjacente à intervenção arquitetónica contemporânea em espaços históricos.
A programação desta visita não inclui as viagens, permitindo aos participantes a gestão do seu tempo. Desta forma poderão usufruir da envolvente de eleição a Idanha-a-Velha, em particular Monsanto, decidindo permanecer por mais tempo nesta região.
No formulário de inscrição está incluído um campo para indicação de intenção de partilha de viatura, o que permitirá, caso assim tenham interesse, articular contactos.
PROGRAMA
10h30: Início da visita em Idanha-a-Velha
13.h00: Almoço preparado por Associação local
18h00: Final da Visita
Organização:
CASA DA ARQUITECTURA e CULTOUR
Participação na VISITA GUIADA mediante inscrição:
Preço por pessoa: 25€ | Inclui almoço e acesso aos espaços. Seguro de acidentes pessoais não incluído.
Inscrições: até 18 de abril, 18h00, através do formulário disponível em https://form.jotformeu.com/62775103625354.
Formas de Pagamento: por transferência bancária para o NIB 0010 0000 41920680001 75.
Para mais informações:visitas@casadaarquitectura.pt; 22 240 46 64
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO