Percursos pela Arquitetura Contemporânea - Ribeira do Porto e Gaia
PERCURSOS PELA ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA
Este Percurso pela Arquitetura Contemporânea, iniciativa conjunta CASA DA ARQUITECTURA e CULTOUR, teve lugar no dia 1 de maio e ofereceu o Douro e a cidade sob diversos pontos de vista e velocidades.
Começámos por descer até à Ribeira pelo Funicular dos Guindais para nos deliciarmos, durante os três minutos da viagem, com o casario da margem de Gaia pontuado pela elegância do Mosteiro da Serra do Pilar, ou para experimentar o mergulho a pique nas escarpas do Douro. Visão contrária tivemos na margem oposta, ao subirmos de teleférico para o Mosteiro. Aí, despegados do solo, o rio e a cidade desvendam-se em todo o esplendor.
Estas viagens foram acompanhadas pelos autores das obras, Adalberto Dias, no caso dos Guindais e Cristina Guedes e Francisco Vieira de Campos, no teleférico. À experiência vivencial juntou-se o conhecimento da génese e a explicitação do conceito destas obras, o que lhes deu mais sentido.
Seguiu-se depois um passeio a pé até à Afurada na companhia da arquiteta Cecília Delgado que, tendo sido responsável pelo gabinete Polis na cidade de Gaia, dedicou a este programa a sua tese de doutoramento. Foi uma visita orientada por quem conhece por dentro os processos de regeneração urbana com base numa visão informada e crítica sobre o modo de fazer cidade e, mais ainda, sobre o modo como nela e dela participamos.
Programa
09h00 - Ponto de Encontro (Porto, Rua Augusto Rosa)
09h15 - Funicular dos Guindais (com o autor Adalberto Dias)
10h30 - Teleférico de Gaia (com os autores Cristina Guedes e Francisco Vieira de Campos)
11h45 - Pausa para café
12h15 - Percurso a pé até à Afurada: Armazéns de Aprestos, obras de requalificação do espaço público e Lavadouros (com a arquiteta Cecília Delgado)
14h00 - Fim da Visita*
Participação na VISITA GUIADA mediante inscrição:
Nº máximo de participantes: 40 pessoas
Nº mínimo de participantes: 30 pessoas
Preço por pessoa: 15€ (viagens no Funicular dos Guindais e Teleférico de Gaia incluídas; seguro de acidentes pessoais não incluído)
CRÉDITOS PARA ESTAGIÁRIOS DA ORDEM DOS ARQUITECTOS: 3 créditos
Álbum da visita