A FEUP - a Arquitectura das Engenharias
Visita à Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) / Pedro Ramalho com Luís Ramalho (1988/1994)
Esta foi mais uma edição d' Os Percursos pela Arquitetura Contemporânea de iniciativa conjunta da Casa da Arquitectura e da Cultour - Guiding Architects Porto/Lisbon
Muitos de nós passam todos os dias pelas instalações da FEUP. Habituamo-nos a conviver com estes edifícios de múltiplos pontos de vista e a múltiplas velocidades: de automóvel, de transportes públicos, de bicicleta ou pé.
Alguns de nós já usufruíram do espaço como alunos, como participantes em conferências, congressos e eventos ou simplesmente como visitantes. Mas poucos saberão qual a razão de ser destes edifícios no espaço e no tempo, como foram desenhados, como foram sendo construídos e habitados.
A FEUP constitui um dos núcleos maiores e mais coesos do Polo II da Universidade do Porto e constrói uma parte significativa da cidade em diálogo com uma envolvente em transformação. A FEUP ditou as regras para essa transformação.
No dia 11 de Maio de 2019 tivemos a oportunidade de, com o arquiteto Pedro Ramalho, percebermos mais profundamente a qualidade destes espaços, a sua relação com a cidade e o seu processo de crescimento. Passámos uma manhã na FEUP visitando os seus espaços mais emblemáticos. Podemos ver, perguntar e perceber de que matéria se fazem os espaços educativos, os espaços públicos e como a arquitetura transforma a cidade.