Em Braga: de mercado a cultura, de pedreira a estádio
16-fév-2014
PERCURSOS PELA ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA
Poucos serão os que se lembram do Mercado de Braga projetado por Eduardo Souto Moura no início da sua atividade como arquiteto. Hoje o mercado é outro, transformado dizem uns, regenerado dirão outros… tudo depende do ponto de vista, da formação ou da (de)formação. No dizer do arquiteto “… aconteceu demais, e o mercado abafou entre escolas, discotecas e uma desenfreada especulação imobiliária.” Esta a condição que motivou a “construção” de um programa cultural.
Depois do Mercado Cultural de Braga com visita ao interior da Escola de Música incluída, fomos ao Estádio Municipal de Braga também projetado por Eduardo Souto Moura. Lugar de culto, sob diversos pontos de vista e perspetivas. Todos conhecem a obra, muitos já a experienciaram na sua função primeira, como lugar de futebol.
Desta vez fomos visitá-lo, por dentro, e perceber o seu esqueleto/ estrutura, orientados pelo engenheiro Rui Furtado, que concebeu e viveu o dia-a-dia desta experiência maior da engenharia e da arquitetura.
Programa
09h00 – Saída da CASA DA ARQUITECTURA (Matosinhos)
10h00 – Mercado Cultural de Braga (Escola de Música), Bairro Carandá |Eduardo Souto Moura
11h00 – Viagem até ao Estádio de Braga
11h30 – Estádio Municipal de Braga |Eduardo Souto Moura (com o acompanhamento do Eng. Rui Furtado)
13h00 – Viagem até Matosinhos
14h00 – Fim da visita.
Participação na VISITA GUIADA mediante inscrição.
Preço por pessoa
25€ (viagens de autocarro e respetivo seguro incluídos; entradas na Escola de Música e Estádio do Braga incluídas; seguro de acidentes pessoais não incluído)
Álbum da visita