Arquitetura de Siza Vieira em Santiago de Compostela
15-Okt-2005
O Centro Galego de Arte Contemporânea (1988/ 93), encomendado ao Arquiteto Siza Vieira pela Junta da Galiza, tem a particularidade de ser uma intervenção num contexto histórico muito marcado. A opção de localização do edifício à face da rua, ocupando em lugar de destaque e simultaneamente confundindo-se com o edificado é, segundo o arquiteto, um modo de o fazer participar da vida da cidade. Assim o jardim de Santo Domingo de Bonaval, que também iremos visitar, adquire uma posição mais recatada e influencia a própria concepção arquitetónica do museu. Depois, a luz e a sequência dos espaços expositivos, são ainda razão de sobra para nos deixarmos encantar por este edifício.
A Faculdade de Ciências da Comunicação (1992/2000) a segunda grande obra de Siza nesta cidade de fortíssimo carácter, tem a particularidade de, em oposição à primeira se localizar numa zona de urbanização recente. Se este edifício estabelece claras relações com a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto e com a Escola Superior de Educação de Setúbal que se lhe antecederam, é em Santiago que encontra a sua razão para existir criando ela própria lugar.
O arquiteto Marco Rampulla colabora desde há 11 anos com o arquiteto Álvaro Siza, e para além da obra da Escola, coordenou também a construção da Fundação da Caixa da Galiza em Pontevedra, a Câmara Municipal de Rosário na Argentina, encontrando-se neste momento a acompanhar a edificação de um Pavilhão Polidesportivo em Barcelona.
Programa
08h00 - Saída do Porto (Praça Francisco Sá Carneiro – Café Velásquez)
12h00 - Visita à Faculdade de Ciências da Comunicação
14h00 - Almoço livre
16h00 - Centro Galego de Arte Contemporânea e Parque de Bonaval
21h00 - Chegada ao Porto
Álbum da visita